Voyeurismo no varejo – O manequim pode estar te olhando!

Sim. Ao entrar em uma loja para comprar uma roupa, você pode estar sendo observado e filmado, não de uma maneira tradicional, por câmeras no teto, mas por manequins. Com o objetivo de criar um mapeamento das caraterísticas do consumidor, uma empresa de tecnologia italiana criou o EyeSeen Manequin. Este invento foi desenvolvido para atender cada vez mais as necessidades das varejistas por novas tecnologias como ferramenta de gestão. Na realidade, as varejistas estão em uma corrida contínua por inovação como forma de atender melhor seus consumidores.

O Eyeseen manequim é equipado com uma câmera para olhos que possuem um software de reconhecimento facial que possibilita o reconhecimento de idade, sexo e cor, como também o número de pessoas que entram e saem das lojas. Outro detalhe importante é a estatística de quais peças de roupas os consumidores mais levantaram, indepedentemente de terem comprado. A cadeia de lojas Benethon é uma das cinco varejistas que estão testando o produto.

Este mapeamento possibilitou uma cadeia de lojas criar uma linha de roupas para crianças através de dados levantados que mostravam que na parte da tarde mais da metade dos clientes era de crianças. Outra loja trocava o display da vitrine até as 14h, pois passou a detectar que a maioria dos clientes até essa hora era de homens. E uma outra varejista colocou um vendedor asiático em uma de suas portas após perceber que depois das 16h, a maioria de entrantes por esta porta eram asiáticos.

Como podemos verificar, no mundo de hoje as varejistas devem desenvolver novas estratégias para captar os consumidores. A concorrência é predatória, forçando as margens cada vez mais para baixo, por isso que pequenas mudanças ou pequenos detalhes podem fazer a diferença. Hoje o consumidor está cada vez mais atento, seja no display e arquitetura da loja, ou na disposição dos produtos para venda, ou ainda no atendimento diferenciado. E o que é mais interessante é que toda esta percepção se espalhou pelas classes sociais A, B, C.

Uma varejista que consegue monitorar seus clientes e descobrir suas reais necessidades, adaptando seu negócio a uma nova realidade de consumo, cria uma enorme vantagem competitiva sobre as concorrentes.

Esse texto é de Haroldo Monteiro no blog do portal SRZD | http://www.srzd.com.

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