Qual o comportamento do internauta móvel?

O Ibope divulgou nesta quinta-feira, 13, o estudo Especial Mobile. O estudo apurou em quais situações os entrevistados acessam a internet no celular. Um grupo crescente da população, que tem necessidade de estar conectado a qualquer hora e em qualquer lugar, faz uso deste serviço tanto para “ganhar tempo” como para “ocupar o tempo”. A maioria – 84% dos pesquisados – declarou acessar enquanto espera para ser atendida.

Pelo menos 14% dos entrevistados disseram ter mais de um smartphone. Quanto à forma de conexão, quase 80% acessam via rede Wi-fi, seguida da 3G. Sobre o tipo de plano, 53% dizem ser pré-pago e 47% pós-pago. No total, 49% dizem que a internet é para uso exclusivamente pessoal, 6% exclusivamente profissional e 45% para ambos.

Já em relação aos conteúdos acessados, além do email, os sites de busca e as redes sociais são os preferidos pelos entrevistados.

A participação de smartphones entre os usuários de celular vem crescendo e a tendência é de que o acesso à internet via mobile se torne presente no cotidiano de mais consumidores brasileiros, representando uma grande oportunidade para empresas. Vão se diferenciar aquelas que definirem uma estratégia digital e mobile, com sites m. e aplicativos que ofereçam conteúdos de acordo com o perfil do seu público-alvo.

Segundo Fabia Juliasz, diretora de novos negócios e relações societárias do IBOPE, ainda existem inúmeros desafios para o aumento da base de usuários, como a qualidade no serviço e custo do acesso para o consumidor final. “A medição é fundamental para a inclusão de mobile no planejamento de mídia e, consequentemente, para o crescimento deste mercado baseado em métricas transparentes e de qualidade”, complementa.

O estudo foi baseado em pesquisa online realizada entre 25 de abril e 2 de maio de 2012.

Mercado
Segundo dados do Target Grupo Index, 84% da população das 11 principais regiões metropolitanas do Brasil possui celular; destes, 16% possuem smartphones. Há cinco anos a realidade era diferente, pois apenas 60% tinham celular, os aparelhos eram usados primordialmente para telefonar e o primeiro iPhone era lançado.

Compartilhe...>

Veja mais...