lentes

 

 

As vésperas de saber quem será o novo presidente americano Obama ou McCain.

Me pego pensando na vida e em suas multifacetas Às vezes enxergamos a vida como se fosse uma laranja dividida em vários gomos política, trabalho, laser, arte, prazer…, ou seja nos dividimos em vários também homo-faber, o homo-político, o homo-ludens, etc e contra todos esses o grande religioso que serve a Deus. Esferas separadas, a vida compartimentalizada, e Deus é uma das partes constitutivas da vida, agente trabalha de segunda a sexta agente se diverte e tem o laser no sábado e dedica o domingo como o dia do Senhor, para a religião e para a devoção. O mundo secular é o mundo da cidadania, o mundo da igreja é o mundo de servir a Deus, tudo que não é de Deus e não é da religião é tocado e animado pelo diabo.

Passamos então a fazer listas de prioridades com esses gomos, primeiro a devoção depois a obrigação depois a diversão. E assim vamos compartimentalizando a vida e colocamos Deus como um dos ingredientes de nossa vida. Vamos separando a vida em gavetas em arquivos. Mas para os que assim vivem tenho uma noticia que não é muito boa, Deus não é um gomo da laranja Deus não é um dos ingredientes da vida, Deus não é um elemento constitutivo da vida, Deus é muito mais o óculos através do qual nós enxergamos o todo da vida. Não olhamos o trabalho, a política, a família, e Deus. Não, Deus é o óculos com que vemos a vida, esse conceito de vida cristã não existe, existe vida. Me lembro do cara que diz: com Deus eu estou bem com minha mulher é que não estou bem, to bem com Deus mas com meu trabalho é que ta uma merda. Esse é o típico pensamento do cara que compartimentaliza a vida, a gaveta de Deus ta boa, mas a do trabalho nem tanto. Só uma vida compartimentalizada permite esse pensamento. Só quando lemos atentamente a bíblia e vemos que Deus esta imbuído na vida e a vida imbuída em Deus ai tudo ganha outro significado porque Nele vivemos e nos movemos e existimos. Nos estamos totalmente mergulhados em Deus e Ele em nós, Deus não é uma das partes da vida Ele é a maneira como vivemos a vida, é o chão para vivermos a vida é a base da vida. Por essa razão que muitos não encontram Deus, por que buscam Deus, mas só é possível encontrar Deus buscando a vida, buscando a mulher, o filho, buscando o trabalho, buscando a inserção cidadã, buscando a ação solidaria, buscando a dignidade da arte a beleza da produção no coração humano, nos não buscamos a Deus deixando a vida de lado e indo buscar a Deus, por que quando deixamos todas as outras coisas de lado e vamos buscar a Deus Ele não esta La, porque não existe Deus assim, mas quando puxamos a gaveta chamada vida dentro dela sim esta Deus. Na arte, no trabalho, nas amizades, nos relacionamentos, na cidade, no campo, no futebol, na musica, na dança, por isso Paulo apostolo diz: seja comer seja beber qualquer coisa a fazer faça tudo para gloria de Deus.

Quer glorificar Deus? Faça uma poesia, faça uma canção, vá doar sangue, vá perguntar ao seu amigo o porquê do olhar triste dele lhe de um abraço. Aquela roupa que você nem usa, mas que ainda esta perfeita, doe. Vá comer uma pizza com os amigos e rir bastante, celebre com eles, lembrem-se dos que não estão à mesa ligue pra eles e os convide pra próxima rodada de pizza. Glorifique a Deus hoje com sua vida.

Eu Cleoci Pinheiro, espero ter glorificado a Deus agora aqui com esse texto, e desejo que você reflita um pouco sobre como você tem buscado a Deus. Talvez Ele esteja querendo te dar um abraço La na lanchonete da esquina, mas você insiste em procurá-lo todo domingo La na igreja.

 

Compartilhe...>

Veja mais...