O que o seu currículo precisa em 2013

Conforme o mercado evolui, as qualificações exigidas para atender novos — e velhos — cargos muda. Parece que foi ontem que “computação” começou a aparecer em requisitos de vagas de emprego, um belo diferencial naquela época. Confesso que gosto de ler anúncios de empregos, na sua maioria, genéricos e exigentes, que quase sempre buscam as mesmas qualidades: “proatividade”, “gostar de trabalhar em equipe”, “ser comunicativo”, “movido a resultados” e “saber trabalhar sob pressão”. Claro, quem não quer um funcionário assim? Mas será que essas qualidades são realmente as mais importantes e valorizadas?

Especialistas em recursos humanos concordam que cada vez menos “domínio do pacote Office” e outras proficiências são diferenciais no perfil de um candidato; por outro lado, ter o pensamento adequado e utilizar a lógica para conduzir processos técnicos, essas são as competências que as empresas procuram. Outro requisito comum, a “Experiência comprovada”, de nada adianta se você não tem resultados e experiências interessantes para compartilhar.

Currículo ainda é importante, óbvio, mas empatia com o entrevistador e compatibilidade com a cultura da empresa são os novos diferenciais. Ano após ano, habilidades técnicas perdem importância para habilidades, digamos, mais subjetivas — e difíceis de encontrar. Dominar o Office ou Java ainda é necessário, mas não irão fazer você se destacar.

Analisando as 10 profissões com mais vagas ofertadas no CareerBuilder, descobrimos quais são as quatro habilidades essenciais para quase qualquer carreira — presentes em 9 das 10. Não há dúvida que sua carreira precisa delas!

Pensamento crítico
Não confunda ter pensamento crítico com ser crítico. O primeiro é usar conhecimento e o pensamento lógico para apontar soluções, alternativas, ideias; coisas que agreguem. O segundo é um apontador de problemas, somente.

As empresas estão cheias de críticos, porém carentes de profissionais que consigam fornecer ideias e alternativas com didática e aplicabilidade.

Como desenvolver: adquirindo conhecimento em várias áreas, experiência e respeitando o outro.

Solucionar problemas complexos
As empresas não precisam de fazedores, precisam de pensadores. Não é à toa que analistas são os cargos mais procurados no CareerBuilder. Esses profissionais devem ser capazes de identificar problemas menos evidentes, prover análises de informações (garimpar informações relevantes em montanhas de dados) e oferecer alternativas eficazes na busca de soluções.

Como desenvolver: treinando capacidade analítica a partir de muita informação e cenários diferentes. Um bom jeito de fazer isso é estudando cases, participando de jogos acadêmicos (estilo Desafio Sebrae) e outras atividades que exercitem o lado estratégico.

Julgamento e processo de decisão
Não são apenas chefes que precisam tomar decisões. Quando você decide não ir em um evento de negócios por não considerar importante, tomou uma decisão. O novo profissional precisa ter “faro” e ser decidido, avaliando dentre as opções, qual a mais adequada para cada situação.

Como desenvolver: colocando-se a frente dos problemas, sendo forçado a lidar com situações que trabalhem a relação causa e consequência.

Saber ouvir
Uma habilidade muito superior a “saber trabalhar em equipe”, significa dar atenção ao que os outros estão dizendo, não interrompe-los e fazer perguntas, mostrando-se interessado. Saber ouvir é essencial pois gera empatia (ótimo em qualquer campo da vida) e ajuda na obtenção de certas informações.

Como desenvolver: valorizando mais as pessoas.

[Baseado em

artigo da Forbes
] Fonte
pequeno Guru.

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