Copywriting | A Arte de Escrever Textos que Vendem

Copywriting é uma palavra do inglês sem uma tradução correspondente, que pode ser definida como a arte de escrever de maneira persuasiva com o objetivo de convencer o leitor a praticar uma determinada ação esperada pelo copywriter, como por exemplo, cadastrar o email ou realizar uma compra.

Para ter sucesso em seu negócio online você precisa atrair pessoas através do seu conteúdo.

E nada é mais eficaz para conseguir isso do que usar as técnicas de copywriting para levar os visitantes a realizarem a ação que você deseja.

Muitos empreendedores no Brasil possuem dificuldade para escrever e o copywriting é um grande desafio para a maioria, pois além de ter que escrever bem, é necessário escrever para convencer o visitante do seu blog ou site a realizar uma determinada ação.

O ideal é que todo empreendedor, profissional de marketing e também vendedores, sejam bons copywriters.

O Copywriter é o profissional responsável por escrever a copy. Ele precisa conhecer bem as técnicas de copywriting, usando a escrita persuasiva para vender produtos e serviços. Esse profissional deve ser capaz de criar todo tipo de comunicação persuasiva para obter êxito como copywriter.

Mas calma… Não se assuste com estes termos, pois, no decorrer desse artigo, você aprenderá tudo que precisa saber sobre esse tema.

Você pode desenvolver essa habilidade e aprender a utilizar técnicas de copy para criar conteúdo de alta conversão e ter muito sucesso em seu negócio.

E é isso que você vai aprender neste artigo.

Guia Completo de Copywriting

  1. O Que é Copywriting?
  2. Quem é o Copywriter
  3. Onde um Copywriter pode atuar
  4. Por que o copywriting é tão importante?
  5. Exemplos de Copywriting para Títulos
  6. Copywriting no título
  7. O Modelo de 4 U´s
  8. Tamanho ideal do texto no Copywriting
  9. Como Estruturar uma copy persuasiva
  10. Elementos de uma copy persuasiva
  11. Elementos de um copywriting com foco na conversão
  12. Princípios psicológicos de copywriting
  13. A Importância dos benefícios no copywriting
  14. Copywriting e a oferta irresistível
  15. Elementos da oferta irresistível
  16. Otimize o seu conteúdo com copywriting e SEO
  17. Erros comuns que você deve evitar como copywriter
  18. Como ser um copywriter com a habilidade da escrita persuasiva
  19. O modelo AIDA para copywriters
  20. Dicas Finais de Copywriting

O que é copywriting

Para entendermos o que é copywrting, podemos dizer que: “ Copywriting é arte de escrever textos que vendem. ”

A escrita tem como objetivo levar o leitor a tomar uma determinada ação.

Logo, o copywriting é uma escrita que usa elementos de persuasão para atingir os objetivos.

Essas ações podem ser desde informar o e-mail a realizar a compra de um produto ou serviço.

Vender através do marketing digital é um processo bem mais elaborado do que no mercado tradicional.

Isso porque, no marketing digital, é necessário atrair as pessoas certas e criar um relacionamento com elas para depois vender, bem diferente do que acontece no mercado tradicional em que a abordagem é bem direta.

Por isso que as técnicas de copywriting são tão importantes nesse processo, pois elas são usadas para atrair pessoas interessadas em seu produto e induzi-las a deixarem o e-mail em troca de uma isca digital, como o download de um e-book ou um infográfico, por exemplo.

Na verdade, o copywriting influencia todo o processo de vendas no marketing digital, pois cada texto será escrito com a intenção de conduzir o visitante a realizar uma ação.

Se você quer ganhar dinheiro na internet, ou quer simplesmente ter mais renda extra, caso possua um trabalho fixo, o copywriting é fundamental para isso.

Quem é o Copywriter

O Copywriter é o profissional responsável por escrever a copy.

Ele precisa conhecer bem as técnicas de copywriting, usando a escrita persuasiva para vender produtos e serviços.

Esse profissional deve ser capaz de criar todo tipo de comunicação persuasiva para obter êxito como copywriter.

Podemos dizer que o copywriting é o profissional que também se especializa em criar cartas de vendas, chamado de redator publicitário.

A carta de vendas tem como objetivo apresentar, de maneira persuasiva, os benefícios de um determinado produto ou serviço.

É usada inclusive para entregar conteúdos gratuitos, como iscas digitais usadas em e-mail marketing.

O objetivo do copywriter é fazer com que todo aquele que tenha contato com a copy tome uma ação esperada, podendo ser desde curtir um post, se cadastrar em uma lista ou realizar uma compra.

Onde um Copywriter pode atuar

Confira a seguir algumas atividades que o copywriter pode executar.

Criação de anúncios online

O copywriter pode trabalhar criando anúncios publicitários, para fazer com que o leitor clique e faça a compra.

Peças publicitárias

Outra atividade que o copywriter pode executar é a de peças publicitárias.

O copywriter pode trabalhar com textos e em formato de áudio, por exemplo.

Escrita de artigos

Outra forma de trabalho de um copywriter é com a escrita de artigos.

O copywriter pode aplicar as técnicas de persuasão em textos.

Criação de roteiros de vídeos

O profissional de copywriting também pode atuar com a criação de roteiros de vídeos.

Muitos profissionais que trabalham com gravação de vídeos preferem contratar os serviços de um copywriter para escrever seus roteiros.

Textos para e-mail marketing

O trabalho do copywriter também se aplica aos textos de e-mail marketing.

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que envolve a comunicação entre uma empresa e o consumidor através do disparo de e-mails personalizados e segmentados.

Vídeos de vendas

Outro formato de conteúdo que o copywriter pode trabalhar é criando vídeos de vendas.

No vídeo de vendas, o copywriter vai apresentar um produto ou serviço, utilizando as técnicas de persuasão, para convencer as pessoas de que o que ele está apresentando é a solução que elas procuram para o seu problema.

Cartas de vendas

Criação de cartas de vendas também é mais uma forma de atuação de um copywriter.

A carta de vendas é a última etapa do funil de vendas, a etapa da conclusão da jornada do cliente, em que o lead será convertido em cliente.

Por isso que as técnicas de persuasão do copywriter são tão importantes nessa hora.

Onde Atuar

Por que o copywriting é tão importante?

Até aqui você já percebeu que o copywriting é um dos elementos centrais para ter sucesso em seu negócio no marketing digital e que, caso não domine suas técnicas, você precisa desenvolver as habilidades necessárias para executá-las.

As pessoas estão cada vez mais saturadas de anúncios e propagandas oferecendo algum produto de forma direta e forçada, sempre interrompendo o leitor.

Além disso, essa técnica geralmente não convence ninguém a comprar.

Por isso que um texto bem elaborado, com técnicas de copy, tem o poder de atrair e convencer uma pessoa a efetuar uma compra.

Então, se as técnicas de copy têm o poder de impulsionar as suas vendas, é essencial que você aprenda como fazer. E é isso que você vai aprender agora.

Copywriting no título

Você precisa causar uma boa impressão nos usuários assim que eles realizarem uma pesquisa relacionada à palavra-chave que você utilizou em seu artigo e, para isso, você precisa caprichar no título.

Todos os seus conteúdos terão um título, seja um artigo no blog, um vídeo no Youtube, uma publicação no Facebook, um post no Instagram…

A maior função de um título é chamar a atenção do leitor, mas ele também possui outras funções que também são importantes para um copywriting.

O seu título precisa atrair o público-alvo para clicar e descobrir o que o seu conteúdo tem para mostrar para ele.

E um título elaborado com técnicas de copywriting é infalível.

Confira agora alguns exemplos de copy para você utilizar em seus títulos.

Exemplos de copywriting para títulos

Títulos diretos

São títulos que vão direto ao ponto da pesquisa feita pelos usuários do Google.

Exemplo: “ Como ganhar dinheiro online ” ou “ Como montar um negócio ”.

Títulos indiretos

São títulos elaborados para despertar curiosidade no leitor. Geralmente a mensagem está no corpo do texto e não no título.

Exemplo: “ Você viu isso? ”ou “ Segredo revelado! ”

Títulos “Como fazer”

Esse é um dos modelos de títulos mais poderosos para o marketing digital e pode ser usado de maneira variada.

Exemplo: “Como ganhar…” ou “Como fazer…”

Títulos com pergunta

São títulos que fazem uma pergunta sobre algo que o seu público-alvo tenha interesse.

Exemplo: “ Você sabe como criar um blog? ”

Títulos com notícias

São títulos que anunciam novidades relacionadas ao seu público-alvo.

Exemplo: “ Lançamento do meu novo curso… ”

Títulos com voz de comando

São os títulos que expressam uma ordem ao leitor, utilizando os verbos no imperativo.

Exemplo: “ Faça isso ou…”

Títulos com prova social

É o formato de título que possui um testemunho de alguém falando algo sobre o produto ou serviço que você promove.

Exemplo: “Comecei a faturar muito com o Fórmula Negócio Online”.

Este modelo de copywriting no título tem como objetivo prender a atenção do leitor para o restante do texto, encaminhando-o até a chamada para ação.

Títulos, subtítulos e bullet points

Para criar títulos, subtítulos e bullet points em seus artigos, pode seguir o modelo dos 4 U’s, que vai te ajudar a ser assertivo.

Exemplos de Títulos

O modelo dos 4 U’s para copy

É o título de uma notícia ou de qualquer outro tipo de texto que atrai a atenção do leitor.

E, para conseguir atrair o leitor para o seu texto através do título, você pode usar o modelo dos 4 Us.

Utilize esse modelo para escrever títulos matadores.

Esses 4 Us são:

1- Útil;

2- Urgente;

3- Único;

4- Ultra Específico.

Esses 4 Us podem ser utilizados como um checklist para escrever títulos poderosos e matadores e avaliá-los para saber se tem como fazer melhorias.

1- Útil

O título deve possuir uma informação útil para o público-alvo.

Ou seja, o título deve mostrar os benefícios que o público-alvo terá se clicar para ler o texto ou vídeo completo.

Você deve comunicar, através do título, como o seu conteúdo vai ajudar o leitor a solucionar um problema que ele possui.

Quando o título é útil, o leitor quer saber mais e clica para continuar com a leitura.

Para resumir, um título útil está focado em ajudar o leitor.

2- Urgente

O título deve transmitir um senso de urgência.

Um título que mostra urgência leva o leitor a tomar uma atitude, leva o leitor à ação.

Isso pode ser feito oferecendo um prazo no título para que o leitor realize uma ação.

Outra forma de demonstrar urgência no título é fazer pressão para o leitor clicar, pois ele poderá perder a oportunidade de suprir aquela necessidade.

3- Único

O título também pode chamar a atenção do leitor ao transmitir a ideia de benefício único para ele.

Um título único é uma surpresa, ou seja, é um título que chama a atenção do leitor por causa de um acontecimento chocante, através de uma notícia exclusiva.

4- Ultra Específico

O título também pode ser ultra específico.

Um título ultra específico pode conter números, oferecer uma informação específica ou indicar etapas.

Utilize essa lista de 4 Us como um parâmetro de classificação de títulos e também para avaliar o seu trabalho.

Confira a seguir algumas perguntas que podem te ajudar ainda mais com essa classificação:

1- Útil: Como esse conteúdo vai ajudar o público-alvo?

2- Urgente: Como o conteúdo pode fazer com que o público-alvo realize uma ação?

3- Único: Como esse conteúdo vai surpreender o público-alvo?

4- Ultra Específico: Como esse conteúdo oferece detalhes para o público-alvo?

4 U's para Copywriting

Tamanho ideal do texto no copywriting

Não existe um tamanho exato para um copywriting perfeito, pois isso vai depender da sua audiência e do produto que você promove.

Textos longos fazem com que o visitante permaneça por mais tempo em sua página.

Esse é o tipo de texto ideal para falar sobre um produto ou serviço que possui um preço mais elevado.

Textos mais curtos são ideais para fazer promoções e para falar sobre um produto ou serviço que não precisa de muitas explicações.

Leia Também: Como trabalhar em casa

Como estruturar uma copy persuasiva

Você pode utilizar a copy persuasiva em qualquer tipo de conteúdo, como por exemplo, em e-mails, artigos de blog, e-book…

Em uma copy persuasiva precisa conter alguns elementos para que seja bem-sucedida, mesmo quando o objetivo do copywriting não for vender.

Em páginas de vendas, a copy persuasiva fica mais clara, pois é escrita com o objetivo de convencer o leitor a realizar uma compra.

Confira agora os elementos de copywriting persuasiva que foram utilizados em nossa página de vendas.

Elementos de uma copy persuasiva

Os elementos abaixo são fundamentais para que você desenvolva uma copy persuasiva.

Todo bom copywriter deve ser capaz de usá-los. Confira:

Foco no leitor

O visitante precisa saber o porquê precisa ler aquele texto do copywriting.

Você consegue explicar esse porquê através de promessas e cumprindo cada uma delas durante todo o texto.

Propósito do texto

Você precisa escrever o texto com um propósito específico e distribuir, em cada parte do texto, uma ideia que transmita um propósito menor, mas que tenha relação com o propósito principal.

Afirmações específicas

Use afirmações específicas, explicando as razões de cada uma delas.

Isso gera confiança em quem estiver lendo o seu texto.

Credibilidade

As pessoas dão preferência a tudo aquilo que possui credibilidade e esse elemento não pode faltar em sua copy.

Para aumentar a credibilidade do seu texto você pode usar provas sociais e depoimentos de pessoas mostrando os resultados que atingiram com o seu produto.

Faça a oferta

O objetivo principal da copy é convencer o leitor a realizar uma ação, então, se você está vendendo um produto, a sua copy precisa ter foco na venda.

Respostas

A sua copy deve conter várias promessas apresentadas como formas de perguntas e você precisa oferecer a resposta para cada uma delas.

Esse é o elemento que vai conduzir o leitor até a realização da compra, pois ele vai sentir o desejo de conhecer as respostas.

Copy persuasiva

Elementos de um copywriting com foco na conversão

Um copywriting com foco na conversão deve possuir alguns elementos básicos.

Mas não é necessário utilizar todos os elementos em uma única copywriting.

Para que a sua copy cumpra o objetivo que você deseja, você pode combinar alguns desses elementos, sem exagero. Confira:

  • Urgência;
  • Conexão;
  • Exclusividade;
  • Meta;
  • Mudança;
  • Chamada para Ação.

Urgência

A urgência é o elemento principal de um copywriting irresistível, pois o seu maior objetivo é chamar a atenção do público-alvo, despertar a sua curiosidade e induzi-lo a realizar uma ação rápida, para não perder a oportunidade.

Exemplo:

“Descubra agora mesmo o segredo para… “

Conexão

Você pode utilizar esse elemento para criar uma ligação emocional entre você e o leitor do seu copywriting, mostrando que ele também é capaz de atingir o objetivo que você atingiu.

Exemplo:

“Empreendedor ensina como conseguiu atingir…”

Exclusividade

Mostre para o seu público-alvo, através do copywriting, que o seu produto ou serviço não é tão fácil de encontrar em outro lugar.

Deixe claro que, comprando o seu produto, ele estará adquirindo algo exclusivo.

Exemplo:

“ O segredo dos maiores especialistas para ganhar dinheiro na internet. ”

Meta

O principal objetivo desse elemento é determinar um prazo ou passos para o leitor conseguir alcançar uma meta.

Exemplo:

“ 10 passos para perder peso em 7 dias. ”

Mudança

Esse elemento pode ser usado na copy para mostrar ao visitante o quanto a sua vida vai mudar depois que ele consumir o produto ou serviço que você promove.

O seu copywriting precisa despertar o desejo do leitor por conseguir a mudança que o seu produto promete.

Porém, a sua copy deve deixar claro que a mudança só acontecerá se o leitor seguir as suas recomendações.

Exemplo:

” Como ganhar dinheiro na internet. “

Chamada para Ação

Esse elemento é utilizado na copy para deixar claro o que você quer que o visitante faça.

Esse elemento, sem dúvidas, ajuda a aumentar a sua taxa de conversão.

Exemplo:

“ Clique aqui e descubra…”

Copy que Converte

Princípios psicológicos de copywriting

Como já falei antes, o objetivo do copywriting é convencer o público-alvo a realizar uma ação.

Mas, você sabe quais são os princípios psicológicos utilizados em uma copy para que ela funcione bem?

O que eu posso te garantir é que todos eles estão relacionados a gatilhos mentais.

Gatilhos mentais são mecanismos da mente que são disparados a partir de um estímulo emocional e que fazem com que uma pessoa tome uma decisão rapidamente.

Por isso que esses princípios que envolvem gatilhos mentais são tão eficientes.

A seguir, vou deixar uma lista com alguns dos muitos gatilhos mentais que você pode utilizar em suas estratégias. Confira:

  • Gatilho mental da reciprocidade;
  • Gatilho mental da escassez;
  • Gatilho mental da prova social;
  • Gatilho mental da afinidade;
  • Gatilho mental da autoridade;
  • Gatilho mental do comprometimento.

Gatilho mental da reciprocidade

Oferecer algo positivo para receber uma resposta positiva.

Nós, seres humanos, temos a tendência de querer retribuir quando alguém nos oferece algo que tem valor para nós.

Essa tendência é natural do ser humano e, por isso, o gatilho mental da reciprocidade é tão eficaz.

Para usar esse gatilho em sua estratégia, você pode oferecer materiais gratuitos como uma amostra do seu produto ou serviço.

Dessa forma, a pessoa que recebe o seu material, de forma gratuita, se sentirá na “obrigação” de retribuir o seu gesto de generosidade.

A pessoa que recebeu o seu material vai se sentir como se estivesse em dívida com você e precisa retribuir de alguma forma.

É aí que você pede para ela cadastrar o e-mail, preencher um formulário ou comprar o seu produto ou serviço.

Gatilho mental da escassez

O gatilho mental da escassez é um dos mais poderosos que existem.

Quando o ser humano sente que algo pode acabar, ele age rapidamente para evitar perder a oportunidade de conseguir aquilo que está acabando.

Escassez significa carência, falta…

E é por isso que esse gatilho mental desperta um certo desespero nas pessoas, pois ninguém gosta da sensação de ficar de fora.

Mesmo que a pessoa não esteja pensando em comprar determinado produto ou serviço, ela não vai querer perder a “última chance de comprar”.

Um exemplo claro de gatilho mental da escassez é quando uma empresa aérea anuncia “últimos 3 assentos disponíveis”.

Gatilho mental da prova social

O ser humano tende a tomar decisões baseadas na atitude de outras pessoas.

Se muitas pessoas estão escolhendo determinado produto, a tendência é que outras pessoas escolham o mesmo produto.

Nós temos a necessidade de pertencer a um grupo com o qual nos identificamos e é por isso que esse gatilho funciona.

Um exemplo bem claro é quando os bares e baladas pagam para várias pessoas ficarem na fila, pois, como estratégia que usa o gatilho mental da prova social, as pessoas escolhem o lugar que está mais cheio, pois a mente vai indicar que se está cheio é melhor e se está vazio não vale a pena.

Não importa qual o motivo, quando as pessoas escolhem uma opção, a tendência é que as outras pessoas também escolham aquela opção.

Esse gatilho mental é muito usado no mercado da moda e da alimentação, por exemplo.

Gatilho mental da afinidade

Nós, seres humanos, sempre procuramos estar envolvidos e cercados por pessoas que se parecem conosco e que temos uma certa afinidade.

Também temos a tendência de nos aproximar de outras pessoas que possuam características parecidas, como alguma habilidade ou mesmo uma dor.

Por isso que é mais fácil influenciar alguém para comprar algo quando essa pessoa gosta de você.

Esse é o gatilho mental muito utilizado por influenciadores digitais.

Os influenciadores digitais utilizam esse gatilho mental para ganhar seguidores e promover produtos e serviços deles ou de terceiros.

Gatilho mental da autoridade

Inconscientemente, o ser humano tende a respeitar e obedecer às ordens de quem ele considera superior.

Para exemplificar isso, basta se imaginar fazendo uma visita a um parente em um hospital e na sala há uma pessoa vestida com roupas casuais e outra vestida com roupas totalmente brancas e um jaleco por cima.

Qual das duas pessoas você abordaria para perguntar pelo paciente?

Esse é um exemplo claro de autoridade que, no caso, é transmitida pela roupa.

No caso de um negócio, para você transmitir autoridade para o público-alvo, é necessário se posicionar como autoridade no nicho em que você trabalha.

E você pode conseguir ser uma autoridade através do domínio daquele assunto, ou da formação na área, ou pela experiência que você possui.

Assim, você transmitirá a imagem de que sabe o que está falando e as pessoas passarão a confiar em você.

Gatilho mental do comprometimento

Todo mundo dá valor a quem cumpre o que promete, a quem fala e age com coerência.

O gatilho mental do comprometimento gera confiança nas pessoas.

Isso porque, em geral, quando uma pessoa assume um compromisso publicamente, ela se sente pressionada a cumprir com aquele compromisso.

E um dos efeitos do comprometimento é que ele faz com que a outra pessoa se comprometa também.

E para o mundo dos negócios, esse gatilho mental é uma excelente ferramenta para ser trabalhada no copywriting.

Gatilhos Mentais

A Importância de mostrar os benefícios na copywriting

Ao escrever a sua copy, você precisa mostrar os benefícios que o seu produto oferece a quem comprar, pois se você não fizer isso, o seu público-alvo não vai comprar de você.

Deixe claro para as pessoas os resultados que elas terão através da aplicação do seu produto.

Por exemplo, o meu treinamento Fórmula Negócio Online propõe a criação de um negócio online.

O benefício do meu treinamento não é ter um negócio online, esse é o recurso que ele oferece para atingir os benefícios.

Os benefícios para o meu público-alvo são:

  • Conseguir independência financeira através de um negócio online;
  • Flexibilidade de tempo, podendo trabalhar no horário que for mais conveniente;
  • Trabalhar em qualquer lugar, bastando um computador conectado à internet;
  • Mais tempo para ficar com a família e muitos outros.

Esses são exemplos de benefícios, o que a pessoa terá ao colocar em prática o que é proposto pelo produto.

A importância de mostrar os recursos no copywriting

Como você viu no tópico anterior, são os recursos que possibilitam atingir os benefícios que o seu produto promete, por isso, eles precisam estar bem claros na sua copywriting.

Quando o potencial cliente entende que esses recursos funcionam, ele fica mais propenso a comprar o seu produto.

Ele compreende os benefícios que terá com o seu produto e já se imagina alcançando esses benefícios.

Então, mostre para o público-alvo como é fácil utilizar esses recursos e que ele terá suporte durante a sua jornada. Eu também faço isso.

Quando você mostra os benefícios do seu produto, o lado emocional do cérebro é ativado, despertando o desejo do potencial cliente em adquirir o seu produto.

Quando você mostra os recursos que o seu produto oferece para alcançar os benefícios, o lado racional é ativado, fazendo com que o potencial cliente perceba que ele pode conseguir aqueles benefícios, através da compra do seu produto.

Copywriting e a oferta irresistível

Depois de compreender a importância de mostrar os recursos em sua copy, o próximo ponto que você precisa saber é como criar uma oferta irresistível.

Veja agora como criar uma oferta em sua copywriting e que tem grande poder de converter.

E como você cria essa oferta irresistível?

É simples, você só precisa contar uma história que as pessoas queiram ouvir e que sejam conduzidas a realizar a compra, de forma natural.

O antigo modelo de venda em que o vendedor oferece um produto de maneira forçada já não funciona mais.

Hoje, você só consegue convencer as pessoas a comprarem o seu produto quando cria uma oferta irresistível.

A oferta irresistível também faz parte das técnicas de copywriting e no próximo tópico você vai aprender mais sobre esse assunto.

O produto e a oferta irresistível

É um erro pensar que falar apenas das características de um produto você estará fazendo uma oferta irresistível, acreditando que isso basta para convencer uma pessoa a comprar.

Neste artigo você já viu a importância de falar sobre os recursos e os benefícios de um produto em um copywriting e que o produto faz parte da oferta irresistível, mas que ele não é a oferta propriamente dita.

Elementos da oferta irresistível

Os elementos que você vai conhecer agora fazem parte de um modelo simples e de aplicação direta para criar uma oferta irresistível.

Você só precisa seguir os elementos e pronto.

Conheça agora quais são esses elementos que compõem uma oferta irresistível:

Elemento #1 – Atração

Para criar uma oferta irresistível para o seu produto você precisa, em primeiro lugar, atrair o seu público-alvo.

E para fazer isso você só precisa prometer algo que atraia esse público, como se fosse um gancho para pescar os peixes certos.

Os títulos têm papel fundamental nesse elemento. São eles que chamam a atenção das pessoas para “fisgar o seu anzol”.

Porém, mesmo falando rápido, esse gancho já cria uma atração para o meu produto e, a partir daí, desenvolvo outros aspectos da atração, como por exemplo, oferecendo uma isca digital.

Isca Digital

A isca digital tem grande poder de atração.

A isca digital vai exercer dois papéis importantes:

  1. Aumentar o interesse do lead pelo seu produto;
  2. Entregar um conteúdo de valor.

Mas atenção! Não é para criar um e-book falando exclusivamente do seu produto.

A isca digital precisa ter um conteúdo interessante para o lead, que agregue valor para a vida dele.

Elemento #2 – Apontar a direção

O primeiro elemento para criar uma oferta irresistível é a atração e o segundo é apontar a direção para chegar até aquilo que foi prometido.

Apontar a direção é fazer uma breve descrição do produto, mostrando o caminho que deve ser percorrido para atingir a promessa principal do produto.

Forneça informações que mostrem a sua autoridade ou a do seu produto ou serviço.

Elemento #3 – História

Contar histórias é essencial para envolver o leitor e prender a sua atenção para o texto. No mundo do Marketing e Negócios essa técnica se chama de Storytelling.

A função da copy é a mesma, contar uma história sobre você e o produto que você promove, envolvendo o lead, fazendo com que ele entenda, de maneira mais simples, as informações que você quer passar sobre o seu produto, deixando-o mais inclinado a comprar de você.

Há alguns modelos de histórias que você pode utilizar em suas estratégias de copywriting e eu vou deixar aqui abaixo o modelo mais usado para contar uma história.

Esse modelo é chamado de “Jornada do herói”.

Modelos para contar uma história

Jornada do herói: Mostra a evolução do herói e os desafios que ele superou em uma situação difícil.

Inimigo: Um herói tem sempre um inimigo para derrotar, e esse, por sua vez, precisa ser comum para o seu público-alvo.

Esse inimigo pode ser a falta de liberdade financeira, a falta de tempo, etc.

Solução: conta como venceu o inimigo e como a vida do herói foi transformada depois dessa vitória.

Herói de todos: O final da história mostra que o leitor também é capaz de vencer aquele inimigo comum e que, como você já sabe como fazer, pode ensinar isso para ele.

Mostra que o caminho da vitória já foi trilhado por você e agora o lead pode seguir por esse caminho, de maneira mais fácil e rápida.

Elemento #04 – Entrega de conteúdo

O conteúdo que você vai entregar para o lead precisa mostrar o quanto o seu produto vai mudar a vida dele.

O lead precisa enxergar o seu produto como uma grande oportunidade que ele não pode perder e não como um gasto de dinheiro.

Entregar conteúdo não é simplesmente falar do produto de maneira direta, mas falar de um assunto relacionado a ele, falar do mercado, do potencial de ganhos que o produto oferece e, a partir daí o lead vai começar a enxergar o seu produto como uma grande oportunidade.

Esse elemento pode ser trabalhado em qualquer tipo de produto, é só fazer as adaptações necessárias.

Por exemplo, se você tem um produto sobre emagrecimento, o seu conteúdo precisa falar das vantagens de perder peso e mostrar que o seu produto é a solução para perder peso.

Os gatilhos mentais que você leu no início do artigo se encaixam perfeitamente nesse elemento da oferta irresistível.

Elemento #05 – Conclusão da oferta

Para fazer a conclusão da oferta irresistível, são necessários os seguintes pontos:

Apresentação do produto

Todos os elementos apresentados já prepararam o lead para o fechamento da oferta, pois, nesse ponto, ele já entendeu a oportunidade que você está oferecendo para ele.

Agora você vai apresentar o produto, dizer o que ele é, o que ele pode fazer pelo cliente e os resultados que ele proporciona.

Bônus

Os bônus servem para impulsionar a compra.

Esses bônus são produtos ou serviços extras, que você vai oferecer em conjunto com o produto, caso seja adquirido.

Esses bônus precisam estar relacionados ao produto que você vende.

No meu caso, eu ofereço como bônus várias ferramentas que ajudam na construção do negócio online.

Garantia

Você precisa mostrar a garantia do produto.

Eu aconselho que você trabalhe com produtos que ofereçam pelo menos 30 dias de garantia incondicional.

Ter uma garantia é essencial para vender produtos digitais.

Preço

Na conclusão da oferta irresistível o lead já não vai enxergar o preço do produto como um gasto, mas sim como um investimento em uma oportunidade.

Por isso que é primordial deixar o preço do produto para a conclusão da sua oferta.

Chamada para ação

No final de toda a oferta, você precisa fazer uma chamada para ação, que será decisiva para a realização da compra.

No meu vídeo de vendas eu trabalho todos esses elementos, de maneira mais aprofundada, pois quem chega até ele é porque tem interesse em meu produto.

Elementos da Oferta Irresistível

Otimize o seu conteúdo com copywriting e SEO

Um bom conteúdo deve ser criado para agradar as pessoas e também ser otimizado para mecanismos de buscas.

Conheça agora algumas dicas de como otimizar o seu conteúdo para deixá-lo mais atraente, tanto para os visitantes quanto para os mecanismos de busca, como o Google e o Yahoo, e melhorar a sua posição no ranking.

Palavra-chave

O uso da palavra-chave é muito importante para os mecanismos de busca compreenderem qual o assunto que o seu conteúdo está abordando.

Utilize a palavra-chave na introdução, pelo menos em um dos subtítulos e também na conclusão.

Escaneabilidade

Para otimizar o seu conteúdo, tanto para os visitantes quanto para os mecanismos de busca, você precisa escanear o seu texto, para facilitar a leitura e melhorar a compreensão do assunto exposto.

Um conteúdo bem estruturado “segura” o leitor por mais tempo em sua página, pois a leitura fica dinâmica, fácil de entender e ajuda no rankeamento da sua página.

Links internos

Os links internos convidarão o leitor a visitar outros artigos do seu site ou blog, fazendo com que ele permaneça por mais tempo em sua página, o que é ótimo para o seu rankeamento.

Links externos

Você pode utilizar links externos para aumentar a credibilidade do seu conteúdo, pois esses links vão confirmar os dados que você citou durante o conteúdo.

Link building

O uso de link building é uma estratégia essencial para o seu conteúdo, pois ele tem o poder de deixar o conteúdo do seu site ou blog mais rico e bem mais completo.

Os mecanismos de busca enxergam os links que apontam para o seu conteúdo como votos para medir a relevância do seu site.

Por isso, quanto mais autoridade o site que apontar para o seu conteúdo tiver em seu nicho, mais relevância o seu site ou blog terá para os mecanismos.

Usar essa estratégia em seu conteúdo para otimizar o copywriting e o SEO pode ser uma tarefa árdua, porém, vale muito a pena.

CTA

O Call-to-action (ou chamada para ação, em português), deve aparecer no final do seu conteúdo, indicando uma ação que o leitor deve realizar.

O CTA pode ser um formulário para o visitante preencher com o seu e-mail, um e-book para baixar, um convite para outro artigo, etc.

Você também pode utilizar o CTA para fazer o visitante permanecer por mais tempo em sua página.

Experiência do Usuário

Para conquistar o visitante e impedir que ele saia do seu conteúdo e acesse o conteúdo da concorrência, você precisa melhorar a experiência do usuário para que o seu conteúdo agrade e atenda às necessidades de quem acessa a sua página.

Para começar, você precisa se atentar aos detalhes, como a formatação do seu texto, o tamanho da fonte, as cores utilizadas, o design, imagens, etc.

O usuário precisa entender, de maneira clara, o que está sendo exibido em seu site ou blog.

Além disso, o seu site ou blog deve possuir um design que se ajusta a qualquer tipo de tela.

Otimização de Conteúdo

Erros comuns que você deve evitar como copywriter

Conheça os erros mais cometidos em uma copy e que você deve evitar:

Conteúdo pobre

Um dos piores erros que muitos empreendedores digitais cometem e que você deve evitar é não dar atenção à qualidade do conteúdo que você oferece à sua audiência.

Um conteúdo pobre é um dos principais motivos de um copywriting ruim.

Para você conseguir vender o seu produto é necessário criar um texto coerente, bem escrito e relevante para o seu público-alvo.

Não escreva o conteúdo do seu site ou blog de qualquer jeito.

Se você não possui habilidade ou não dispõe de tempo suficiente para dar atenção à sua copy, contrate um especialista no assunto.

Contrate também alguém para revisar os seus textos.

Não prejudique todo o seu negócio publicando um conteúdo sem qualidade.

Não conquistar a confiança do público-alvo

De nada adianta criar um conteúdo rico em informações e de excelente qualidade se você ou o produto que você promove não transmitir confiança e credibilidade ao seu público-alvo.

Além de um texto rico, que gere valor para a sua audiência, você também precisa criar um relacionamento de confiança com ela.

Para conseguir conquistar a confiança do seu público-alvo você precisa demonstrar que se interessa pelo problema que ele possui e que deseja ajudá-lo, e você consegue isso através do seu conteúdo e, mais tarde, através do seu produto.

Não ter foco

Outro erro bem comum para você evitar é tentar criar uma copy genérica, que contenha diversas informações sobre vários assuntos diferentes.

Para que a copywriting seja eficiente, você precisa focar em um único público, mesmo que a sua audiência seja formada por vários sub públicos.

Se você criar uma copy para todos os sub públicos, o seu conteúdo vai ficar sem foco e, na tentativa de vender um produto para todos os públicos que você quer atingir, vai acabar não transmitindo a ideia que precisa, fazendo com que os visitantes percam o interesse pelo seu conteúdo.

Melhor escrever vários textos de qualidade, focados cada um em um único assunto.

Usar vocabulário muito técnico

Embora em muitos segmentos seja necessário utilizar um vocabulário mais técnico (como é o caso do marketing digital, por exemplo), você não precisa abusar deles, pois, a sua audiência nem sempre está familiarizada com os termos, principalmente o público mais recente, que está começando.

E muitos empreendedores cometem esse erro em seu copywriting, por isso, para evitar cometê-lo também, procure explicar os termos técnicos que você utilizar em sua copy.

Explique os conceitos, imaginando que sempre haverá alguém que está entrando nesse segmento pela primeira vez.

Então, procure utilizar um vocabulário mais simples, transmitindo as suas ideias de maneira clara.

Não falar dos benefícios do produto ou serviço

É um erro falar de todas as características do produto ou serviço que você está promovendo e esquecer de falar dos benefícios que ele oferece para o potencial cliente.

As pessoas não estão interessadas nas características do seu produto, mas sim em resolver o problema que elas possuem.

Portanto, você deve falar sobre as vantagens que a pessoa terá através da solução que o seu produto ou serviço oferece e não apenas sobre as características dele.

Não ir direto ao ponto

Outro erro bastante comum entre os empreendedores é tentar criar uma copy que dá muitas voltas e não chega ao ponto que interessa.

Crie um copywriting que entregue o que promete, sem dar tantas voltas.

Não revisar a copy

A sua reputação pode ser prejudicada por causa de erros que você deixou passar por falta de revisão.

Não publique seu conteúdo sem antes revisar com atenção.

Isso faz muita diferença para o seu copywriting, e não revisar o conteúdo é um erro bastante comum que você não deve cometer.

Utilizar imagens sem qualidade

Se você quiser um conteúdo de qualidade em seu site ou blog você não pode descuidar das imagens que você vai usar.

Imagens de qualidade e coerentes com o texto ajudam a enriquecer a sua copy.

Mas, muita gente não se atenta a isso e utiliza imagens sem qualidade e fora de contexto, fazendo com que o visitante perca o interesse pelo conteúdo.

Abusar da voz de comando

É um erro pensar que utilizar, de maneira excessiva, termos como “Clique aqui”, “Acesse este site”, “Compre agora”, etc., vai convencer o público a comprar o produto ou serviço que você está promovendo. Muito pelo contrário.

As pessoas não gostam disso e, irritadas, saem da sua página.

Por isso, evite abusar da voz de comando, utilize somente quando for necessário, como no final do texto, por exemplo.

Abusar desses termos tão genéricos para induzir o público à ação empobrecem a sua copy e prejudica a otimização da sua página.

Copywriting Erros para Evitar

Como ser um copywriter com a habilidade da escrita persuasiva

A partir de agora comece a criar o seu conteúdo aplicando as técnicas de copywriting e gere ótimos resultados para o seu negócio.

Comece a utilizar uma linguagem poderosa para despertar emoções positivas em seus visitantes.

O copywriting tem o poder de atrair visitantes para a sua página e mantê-los por tempo suficiente para converter.

O modelo AIDA para copywriters

Para concluir, eu recomendo fortemente que você siga o modelo “AIDA” como uma espécie de roteiro para criar o seu copywriting perfeito. Confira:

A – Atenção: Chame a atenção do seu público-alvo;

I – Interesse: Desperte o interesse do seu público-alvo pelo produto ou serviço que você oferece;

D – Desejo: Transforme o interesse do público-alvo em desejo pelo seu produto ou serviço;

A – Ação: Conduza o seu público-alvo a praticar a ação esperada pelo copywriting.

Modelo AIDA

Dicas Finais de Copywriting

Bom, agora que você já entendeu o que é um copywriting, qual a importância que ele tem para o sucesso do seu negócio e como aplicar as técnicas em seu conteúdo, recomendo que você comece a trabalhar essa “arte da escrita” agora mesmo.

Lembre-se de que as pessoas têm cada vez mais pressa em consumir informações e que você terá pouco tempo para chamar a atenção do usuário, atraí-lo até a sua página, mantê-lo pelo máximo de tempo possível ali e tentar convertê-lo em lead.

Então, comece já a colocar em prática tudo que você viu neste artigo e trabalhe as técnicas de copywriting em seu conteúdo para ter sucesso em seu negócio online.

Lembre-se de que você precisa ser rápido e assertivo para transmitir as informações que precisa para transformar visitantes em leads e leads em clientes.

Use todas as dicas dadas aqui para atrair e conquistar a confiança do público-alvo.

Quanto mais atraente e envolvente for o seu conteúdo, mais o usuário permanecerá em sua página e é bem mais provável que ele volte e converta.

Apesar deste artigo ter ficado bastante extenso, está muito longe de esgotar o assunto sobre copywriting, pois esse é um tema muito amplo, que você precisa conhecer bem.

Por isso, eu aconselho que você leia outros artigos do blog para se aprofundar e se familiarizar com esse assunto, pois isso vai te auxiliar a alcançar o sucesso do seu negócio online.

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