Confira este guia completo pra quem quer criar um site do zero!

Você sabia que mais da metade da população mundial acessa a internet? É isso mesmo: atualmente são 4,57 bilhões de usuários que estão se informando, se entretendo e fazendo compras online. Criar um site acaba sendo uma estratégia básica (e vital) para manter sua marca no mercado, até porque é assim que muitos novos clientes chegarão até você.

Pensando nisso, este artigo traz todo o passo a passo necessário para que seu site aconteça de verdade, e não seja mais uma das promessas engavetadas para melhorar o alcance da sua marca. Acompanhe todos os detalhes!

Por que você precisa criar um site para o seu negócio?

A cada segundo um site novo é criado, são mais de 1,8 bilhão de sites no mundo até o momento — muito embora nem todos estejam ativos. Em setembro de 2014, Tim Berners-Lee, o criador do protocolo WWW, postou em seu Twitter sobre chegar à marca de um bilhão, número que tem crescido exponencialmente desde então.

Na prática, é muito provável que seus concorrentes já tenham um site. Por isso, ignorar o digital pode fazer com que seu negócio não seja lembrado e, aos poucos, até esquecido, perdendo grandes possibilidades de venda e de visibilidade. Assim, criar um site é necessário por diversas razões, como falamos abaixo.

Alcance e visibilidade da marca

Para quem tem um negócio, melhorar as vendas é sempre um dos principais objetivos, que pode ser alcançado com a visibilidade da marca. O clichê “quem não é visto não é lembrado” tem sua razão de ser. Ao não aperfeiçoar sua presença digital, você abre espaço para a concorrência.

Se você pensar que, no Brasil, 74,9% das pessoas, de acordo com o IBGE, têm acesso à internet, a possibilidade de uma marca ganhar relevância ao criar um site e melhorar seu alcance com redes sociais cresce concretamente.

Ampliação dos canais de venda

O jeito de adquirir algo se transformou muito e, claro, comprar pela internet tem se tornado cada vez mais comum na vida dos brasileiros. Entre 2018 e 2019, nosso e-commerce cresceu mais de 40% e dá mostras de que ainda vai evoluir, de acordo com estudo da PayPal.

Apesar de as vendas presenciais ainda existirem (e vão continuar existindo), ao criar um site você amplia seus canais de venda. Dessa forma, satisfaz as pessoas que gostam do conforto da internet para fazer suas aquisições e aqueles que preferem se dirigir ao local de compra.

O site e as redes sociais também permitem que você ofereça uma experiência omnichannel, usando cupons da internet para comprar in loco, por exemplo. Na prática, isso pode gerar uma ótima experiência ao consumidor.

Autoridade e credibilidade do negócio

Não crie um site por criar — abasteça-o com informações relevantes sobre o produto, que permitam ao usuário fazer uma compra baseada em certezas. Isso traz mais credibilidade e autoridade à sua marca.

Além do site em si, criar um blog frequentemente atualizado com conteúdos relevantes vai levar mais conhecimento aos clientes, além de educá-los. Esse é um dos pilares do Inbound Marketing, que permite ao público comprar com mais conhecimento e voltar a fazer negócio em novas oportunidades.

Relacionamento aprimorado

Falando em Inbound Marketing, a criação de um site com canais fáceis de comunicação permite que sua marca estabeleça um relacionamento com os possíveis clientes. Além do blog, uma página de Faq e o botão de “fale conosco” bem visível são boas práticas.

Aproveite as possibilidades do e-mail marketing e da comunicação via redes sociais para aprimorar esse relacionamento, distribuindo bons materiais e atualizando os estágios dos leads via uma ferramenta de automação.

Qual é o planejamento envolvido na criação de um site?

Você se convenceu da importância de criar um site no item anterior ou percebeu que precisa atualizar o que já existe? Ótimo! Nós trazemos agora algumas etapas pré-criação de site que fará com que sua estratégia seja mais efetiva. Vamos lá?

Defina quem é sua buyer persona

Na pressa de criar um site, muitos se baseiam em gostos pessoais, sem pensar a longo prazo. Nossa sugestão aqui é dar um passo atrás e entender, por meio de dados, quem compra de você. Cheque informações demográficas e faça entrevistas para descobrir o perfil dos seus compradores.

Com isso em mãos, construa uma buyer persona rica em detalhes — é ela que deve guiar toda a produção de seu site, não as preferências pessoais da equipe. Por exemplo, se percebeu que um público mais velho é seu comprador, deixe os botões de CTA mais claros, simplifique o menu e use fontes maiores.

Considere os objetivos do site

Escolhida sua persona, é hora de pensar no que você quer alcançar ao criar um site para que o desenvolvimento dele possibilite que os objetivos sejam todos cumpridos. Veja alguns deles:

  • se você pretende educar seu público, é ideal agregar um blog ao site para que a produção de conteúdo se torne mais relevante;
  • se você buscar dar credibilidade ao negócio, um site institucional, com depoimentos de clientes, cumpre a missão;
  • se você quer escalar vendas, um e-commerce ou uma loja virtual fará mais sentindo.

Escolha qual será o tipo de site

Para essa definição, compreender seus objetivos é o primeiro passo e também, claro, conhecer as variedades de site existentes, como mostramos. Veja:

  • institucional: ele contém páginas mais descritivas sobre seu negócio, como quem somos, nossos serviços, cases de sucesso do cliente, fale conosco etc. Também pode conter um blog com informações atualizadas com frequência.
  • site dinâmico: trata-se de um site no qual é possível criar páginas e fazer atualizações sem a necessidade de mexer no código fonte. Ou seja, é altamente gerenciável via um CMS.
  • portal: os portais são as opções mais recomendadas para empresas que trabalham com dados e notícias e geram uma quantidade grande de informação periodicamente. Eles podem armazenar as notícias sem comprometer a experiência do usuário.
  • loja virtual ou e-commerce: a loja virtual costuma ser uma extensão da física, ou seja, uma forma de ampliar os canais de venda. Já o e-commerce é uma concepção mais ampla, podendo ser o principal ou único canal de vendas da marca.
  • hotsite: o hotsite existe para campanhas sazonais e podem reforçar promoções do site original. Por exemplo, alguma ação datada para Dia das Mães, Natal, entre outros.

Qual é o passo a passo para criar um site?

  1. Escolha e registre o domínio do site;
  2. contrate uma ótima hospedagem;
  3. escolha e registre o domínio do site;
  4. opte por um CMS eficiente;
  5. prepare sempre um conteúdo relevante;
  6. considere a segurança.

O passo a passo para criar um site pede muita reflexão sobre as escolhas de ferramentas, que podem impactar no desempenho dele. Acompanhe todos os itens.

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Escolha e registre o domínio do site

O domínio do site é tão importante quanto o nome da sua marca. Domínios extensos e com palavras em outro idioma podem fazer com que as pessoas errem ao digitá-lo, resultando em menos acessos. Além disso, usar gírias fará com que ele fique datado rapidamente.

Dessa forma, você pode optar pelo nome da sua marca ou até alguma característica do negócio que seja mais relevante na pesquisa por palavras-chave. Por exemplo, se sua empresa vende softwares para a indústria, uma opção é automação industrial, caso seja mais buscado que o nome da empresa. Opte também por uma URL amigável, sem números e sem caracteres especiais. Outras boas práticas são:

  • certifique-se de que o domínio não é usado por outros negócios;
  • faça o registro dele, você pode pagar todo ano ou por um período maior e isso garante que ninguém mais irá usá-lo — dando credibilidade;
  • use uma extensão apropriada, como .com, .com.br, .net ou .org, para que o negócio não seja visto com desconfiança.

Contrate uma ótima hospedagem

O serviço de hospedagem garante o armazenamento de todos os dados do site, sejam textos, vídeos, imagens, formulários etc., e também permite que eles sejam acessados pelos usuários.

Se a hospedagem não é eficiente e dificulta o carregamento, há boas chances de a pessoa desistir de entrar em seu site. Por isso, considere os diferentes tipos de hospedagem:

  • compartilhada: diversos sites ocupam o mesmo servidor. Ela é mais barata e eficiente para sites com pouco acesso e sem picos;
  • cloud: traz mais flexibilidade às necessidades e você pode pagar apenas pelo que usa, comprando mais espaço em épocas de pico do site;
  • VPS: ela garante mais flexibilidade, assim como a cloud. Mas nem sempre tem um painel explicativo, dificultando a vida dos usuários que não entendem de desenvolvimento.

Para trazer mais profissionalismo, evite a hospedagem gratuita, que, na maior parte do tempo, é instável e não tem suporte 24 horas. Também entenda seu número de acessos e possibilidade de crescimento para um contrato mais certeiro.

Opte por um CMS eficiente

CMS, ou content management system, é a plataforma que vai fazer com que você faça a gestão do site, seja criando páginas ou atualizando as já existentes.

Hoje, os CMSs trazem infinitas possibilidades e permite que alguém que não atue com desenvolvimento web possa criar sites com tranquilidade. Assim, vale a pena pesquisar sobre os principais tipos de CMS do mercado e contratar a plataforma que mais traz autonomia à sua equipe.

Garanta um design responsivo

Design de site pede responsividade, uma vez que você não sabe qual dispositivo o usuário vai usar para acessá-lo. Por isso, garanta que o CMS ofereça templates responsivos e que carreguem rapidamente, seja em smartphones, tablets ou desktop.

Oferecer uma ótima experiência ao usuário garante que ele permaneça mais tempo no site e volte em outras ocasiões, o que conta positivamente para o ranqueamento nos buscadores.

Ofereça um layout atraente

Além da responsividade, o layout das páginas precisa ser atraente e conversar com seu público. Para acertar nesse sentido, considere as seguintes ações:

  • use imagens com boa qualidade;
  • considere a hierarquia das informações, até para o usuário não perder tempo buscando o que precisa;
  • tome cuidado com o excesso de informações e procure ser o mais clean possível;
  • destaque os botões de CTA que vão trazer mais conversões.

Boa parte dos CMSs contam com temas personalizáveis e que facilitam muito essa tarefa, já que, com isso, não é preciso ter experiência ou contratar um desenvolvedor.

Prepare sempre conteúdos relevantes

Seu site não vai muito longe se tiver um ótimo design, for responsivo, mas um conteúdo confuso e mal redigido. Por isso, atente-se para as boas práticas de escrita web:

  • escreva períodos curtos, com frases idem. Lembre-se de que muita gente busca a informação apenas batendo o olho, sem tempo de fazer uma leitura minuciosa;
  • garanta a escaneabilidade do copy, com intertítulos, imagens, vídeos e outros elementos que tornem a página do site menos cansativa;
  • faça uma revisão precisa para evitar erros de ortografia ou digitação que podem penalizar seu ranqueamento;
  • faça as TAs mais claras e diretas, possível. Por exemplo, “saiba mais”, “compre aqui”, “veja outros modelos”.

Considere a segurança

Criar um site seguro é uma necessidade para sua empresa, que não vai perder informações ou sofrer ataques, e para os usuários, que não terão seus dados invadidos. São necessidades básicas:

  • ter um certificado de SSL, que criptografa as informações;
  • criar senhas seguras e trocá-las com certa frequência;
  • fazer backups constantes;
  • atualizar o CMS e os plugins quando preciso — assim, você fica com a versão mais segura;
  • contar com um detector de malware;
  • gerenciar os acessos, fazendo que nem todos da equipe possam apagar ou criar páginas.

Quais as boas práticas para que seu site seja bastante acessado?

Claro que, ao criar um site, suas expectativas eram altas — ninguém faz esse tipo de investimento só por fazer, certo? Mas, para que os acessos cresçam, há diversas ações que devem acontecer o tempo topo, conforme contamos abaixo.

Faça divulgação do site

É errado esperar que as pessoas cheguem sozinhas até seu site, claro que a busca orgânica é importante. Porém, até as páginas serem indexadas e passarem a performar, a divulgação ajuda muito e deve ser cíclica, considerando sempre as novas publicações ou atualizações.

Usar as redes sociais que mais fazem sentido ao seu negócio e criar uma newsletter são ótimas formas de impulsionar a visibilidade do blog. Mas ainda há possibilidade de parcerias, ou mesmo, contar com influenciadores ou microinfluenciadores.

Crie um blog

Um blog com conteúdos que sanem as dores do seu público e sejam atualizados uma ou mais vezes na semana é o tipo de estratégia que vai, aos poucos, construindo um relacionamento e trazendo mais tráfego.

Para isso, trabalhar as linkagens é importante, assim como a prática de guest posts, que trazem pessoas de negócios parceiros para o site, melhorando os acessos. Cada nova postagem deve ser divulgada e enviada via newsletter, ok?

Mantenha os conteúdos atualizados

Postar e abandonar os conteúdos nem de longe é o ideal. Assim, verifique quais são as páginas mais importantes do site e campeãs de tráfego para que elas sejam atualizadas, tanto em relação ao conteúdo, quanto à estratégia de SEO e suas promoções. Evite divulgar links que não estejam 100% de acordo com as novas diretrizes do seu negócio.

Evite o erro 404

Quando alguém acessa uma página do seu site e se depara com o erro 404, isso significa que ela não pode ser encontrada no servidor. O motivo? Muito provavelmente foi removida e o redirecionamento não foi feito.

Sempre que suas páginas forem excluídas, garanta que esse redirecionamento seja realizado da maneira mais adequada para que a falta de conteúdo não interrompa a navegabilidade do usuário.

Dê uma ótima experiência ao usuário

Esta experiência envolve o carregamento rápido das páginas, as informações bem distribuídas, recursos de interatividade, conteúdos e informações relevantes, entre outros.

Se seu site for um e-commerce ou loja virtual, é válido passar por uma fase de testes para garantir o menor número de erros possível. Colher feedbacks e colocar as sugestões de melhoria em prática também impacta positivamente a user experience (UX).

Como cuidar da manutenção do site?

O site no ar pede manutenção constante, seja para acompanhar e otimizar a performance ou fazer updates que vão melhorar o ranqueamento. Isso deve acontecer em três momentos que estão detalhados a seguir.

Acompanhe a performance do site

Seja via Google Analytics ou por meio das análises do CMS, é fundamental que você olhe com frequência os indicadores do seu site, como:

  • visitantes únicos;
  • taxa de rejeição;
  • abandono de carrinho;
  • tempo de permanência na página;
  • número de sessões;
  • novos visitantes.

Esses dados são essenciais para que a equipe entenda quais têm sido os erros e os acertos e possa trabalhar para tornar o site ainda mais eficiente para que cumpra os objetivos estipulados a princípio.

Confira o SEO

Ao criar um site, é preciso contar com boas práticas de SEO desde o começo, para que as chances de as pessoas chegarem a ele organicamente seja um dos trunfos da sua estratégia. Tanto os conteúdos devem refletir essa preocupação, com bom uso das palavras-chave, escaneabilidade e escrita relevante.

As páginas também devem ter SEO title, meta descrição e demais elementos que façam com que os navegadores entendam do que se trata a página, ajudando no ranqueamento.

Porém, SEO não é algo estático, que você faz e nunca mais vai precisa mexer — pelo contrário. A concorrência pelas primeiras posições de uma SERP é intensa, por isso é necessário atualizar as páginas, garantindo que seu site não perca posições importantes e que vão impactar no tráfego.

Fique de olho nas atualizações do Google

O Google é um dos principais buscadores — para desktop, ele é o preferido por mais de 87% da população mundial. E o que o Google faz? O buscador está sempre preocupado com a experiência dos usuários e, por isso, há diversas atualizações que os sites devem cumprir ou podem perder posições.

Por exemplo, o Google BERT, que usa a inteligência artificial para que os robôs entendam o conteúdo de um modo mais humana e permitam que a busca seja mais exata. Antes dele, houve updates que fizeram com que os sites passassem a ter certificado SSL, evitassem plágio, entre outros.

Por isso, esteja por dentro de todas essas novidades e aplique-as em seu site para evitar penalizações e perdas de posição.

Por que um CMS é fundamental ao criar um site?

Foi-se o tempo que você contratava profissionais de desenvolvimento para criar um site. Hoje, são várias as ferramentas que dão autonomia ao time de marketing para isso e ainda permitem que os próprios profissionais alterem as páginas. Contar com um CMS traz diversas vantagens, como

  • a usabilidade da ferramenta, que traz mais simplicidade ao dia a dia e permite que, em poucos passos, você coloque um site no ar;
  • a colaboração entre times se torna mais eficiente. Uma pessoa pode produzir o rascunho da página, outra edita, faz a otimização para SEO e coloca no ar;
  • as atualizações das páginas são mais rápidas de fazer com um CMS e trazem autonomia, já que você não precisa de um desenvolvedor para isso;
  • o painel de todo CMS deve ser intuitivo para que você e a equipe entendam as tarefas mais urgentes a serem feitas e ainda possam acompanhar o analytics do site;
  • o gerenciamento de funções é importante para que nem toda a equipe possa apagar páginas ou até tirar o site do ar.

Otimização para SEO

O painel intuitivo lhe traz opções de SEO e ainda facilita a visualização para entender as necessidades de otimização. Assim, o site se mantém nas primeiras posições de SERP.

Integrações variadas

O CMS vem com dezenas de integrações, como Canva e Google Search Console, o que livra os usuários de terem que baixar uma infinidade de plug-ins e ainda ter atenção a todas as manutenções. O CMS Hub também vem com o sistema de CRM integrado, trazendo mais inteligência sobre seus clientes.

Temas e templates

São diversos os temas para criar sites com layout profissional e coesos, sem problemas de combinar designs, logos e menu. Além disso, há diversas opções de templates, ou seja, páginas prontas para você fazer a personalização, como as Landing Pages.

Suporte 24 horas

O suporte 24 horas dá tranquilidade no caso de instabilidades, dúvidas e até facilita a migração do site, quando você tenha optado antes por outro CMS.

Segurança

Garantir que os dados de todos os usuários estarão em segurança fica mais simples com os recursos do CMS Hub, como firewall para aplicativos web e certificado SSL, que criptografa as informações.

Criar um site é uma necessidade básica para se posicionar no mercado e fazer com que sua marca chegue ao alcance do público certo. Além disso, é possível melhorar suas vendas e tornar sua empresa ainda mais relevante.

Também não basta apenas criar: você deve colocar no ar um produto que ofereça uma ótima experiência ao público. Ou seja, vale também rever as funções do seu site, caso já exista. A boa notícia é que, se você chegou até aqui, sabe como colocar isso em prática agora mesmo!

Convenceu-se sobre a necessidade de criar um site?

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