Quem tem direito a salvação?

Ola amigos, Sempre pairou uma dúvida cruel na minha cabeça… Afinal, quem tem direito a salvação? Muito já ouvi falar e, depois de horas de pesquisa cheguei, finalmente, a uma conclusão. Por exemplo, o povo israelita, até hoje, tem a falsa idéia de que somente eles são os “escolhidos” de Deus (Jeová) e, por conseqüência, os únicos a terem direito a salvação e acesso a Deus. E assim como os judeus, eu também pensei assim durante muito tempo e quero aqui compartilhar com você algumas coisas que descobri sobre esse assunto, seja paciente comigo e não deixe de expressar sua opinião caso ache que estou errado não quero ser o dono da verdade apenas estou em busca dela e aceito companhia durante o trajeto, mas voltando aos israelitas, o motivo deles pensarem assim tem uma razão. 

Está fé esta fundamentada no fato de Israel ser o povo escolhido por Deus. E esta escolha foi feita através de dois atos que se completam:

a)     Abraão – Gn 12. 1,2,7 “ORA, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei, e E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção… E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra…

b)     libertação da escravidão através de Moises – Ex 3.6-10

Temos ouvido, ainda, muitos pregadores que quando se referem à salvação dizem: “Jesus veio para os Judeus, mas GRAÇAS A DEUS que os judeus não o receberam, por isso nós alcançamos a salvação”

            Porém, mediante a minha pesquisa, percebo que tal afirmação não tem sustentação bíblica e, somente vem demonstrar o desconhecimento dos que assim pregam, limitando o plano de Deus para salvação do mundo.

            Então, vamos ver o que diz as escrituras? São várias as citações bíblicas que refutam tal afirmação, a começar pela própria chamada a Abraão, quando lemos o versículo 3 do capitulo 12 de gênesis, que diz: “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra

 

            Esse texto me leva a entender que Deus jamais iria beneficiar alguém em detrimento (prejuízo) de outro; ou seja, ele chama Abraão, promete fazer dele uma grande nação (Israel), para que através desta nação, todas as demais famílias fossem alcançadas pelas suas bênçãos, ou seja, os judeus se tornariam uma nação e o centro religioso do mundo Ex 19.6 “E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo…

 

            Com base nisso, então, começo a entender, o plano de Deus no tocante a salvação, já que Abraão seria abençoado e se tornaria uma fonte de benção para TODAS as famílias e não algumas..não só para as do Oriente ou do Ocidente, para os japoneses, ou espanhóis, para os ricos ou para os pobres… Etc. Foi por esta razão que Deus estabeleceu Israel no centro da terra Ez 5.5 “Assim diz o Senhor DEUS: Esta é Jerusalém; coloquei-a no meio das nações e das terras que estão ao redor dela.“.

 

Portanto todos os textos que aparentemente afirmam este conceito de salvação única e exclusivamente para o povo  judeu, requer simplesmente uma interpretação mais contextualizada. Compare por exemplo, este texto: João 10. 14-16 “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” Observemos que Jesus quando disse estas palavras estava em pleno exercício ministerial e não havia sido totalmente rejeitado pelos judeus, e ainda há de se considerar que Jesus não foi totalmente rejeitado por todos os judeus, haja vista que todos os seus discípulos eram judeus.

 

            Portanto, acredito que a missão principal de Israel era fazer Deus Jeová conhecido em todo o mundo, mas, infelizmente, Israel falhou. Por isso Jesus teve que vir e se tornar a benção de todas as nações. Vejamos algumas citações bíblicas:

 

Lc 19.10 “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.”

 

Is 42.6 “Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, e te tomarei pela mão, e te guardarei, e te darei por aliança do povo, e para luz dos gentios.”

 

Rm 3.29 “É porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,”

 

Jo 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

 

            Entendemos todo o valor  de Israel. Foi  o povo escolhido para que através dele viesse nascer o Salvador do mundo, cumprindo-se as profecias. Independente da aceitação ou não dos judeus, Jesus viria para restaurar a humanidade perdida e reconduzi-la a Deus. Embora a bíblia afirme que Cristo morreu por todos os homens, é certo que nem todos alcançaram a salvação, mas todos quantos puderem crer e aceitar o sacrifício expiatório de Cristo, com certeza serão salvos. Logo,  somente os que crerem herdarão a salvação. Ai está o x da questão…  Os que crerem terão a salvação, esse é o requisito, o necessário. Crer.

Jesus disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”

 

Portanto, ao meu questionamento inicial: Quem tem direito a salvação?  Tenho a certeza que a reposta é: Todos os que crêem e confessam o seu nome Jesus

e assim concluo meu pensamento esperando que tenha conseguido ser claro mas se não fui me desculpe, que Deus me conceda outra oportunidade de lhe falar abraços Cleoci pinheiro

Compartilhe...>

Veja mais...