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“Não repara, é só uma lembrancinha”: descubra as principais tendências de consumo para o dia das mães

Uma pessoa negra de cabelos compridos procura por um presente no celular. Outra pessoa, branca e de cabelos curtos, segura uma caixa de presente pequena na frente de uma loja física. Entre eles, um calendário está com uma data selecionada.

"Não repara, é só uma lembrancinha." Todo mundo já ouviu isso ao receber um presente. Seja pela simplicidade do objeto — ou pela modéstia de quem o está dando —, a lembrancinha é, cada vez mais, uma opção em festas e datas comemorativas. Afinal, em tempos de bolso apertado, ela se torna uma maneira de economizar e, ao mesmo tempo, demonstrar que não nos esquecemos de uma pessoa.

E se tem alguém que merece manifestações de afeto são as mães. Todos os anos, o interesse de busca por "lembrancinha de dia das mães" tem um pico nos meses de abril e maio. Em 2022, essa procura foi a maior desde o início da série histórica, e a previsão para este ano é que isso seja ainda mais significativo. Em uma pesquisa realizada pelo Google, 76% das pessoas responderam que a situação financeira deve impactar o dia das mães e 28% disseram que vão gastar menos que no ano passado.1

Gráfico de barras e moedas empilhadas, Dia das mães e o bolso. 76% dizem que a situação financeira deve impactar o dia das mães. 28% vão gastar menos que no ano passado

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Fonte: Google Survey com 1000 brasileiros conectados compradores de presentes de Dia das Mães, de 27 a 28/3/2023.

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Dar e receber presentes é uma tradição que impulsiona o varejo e, mesmo em situações adversas, permanece na rotina dos brasileiros. Tanto que 31% pretendem presentear as mães neste ano e 30% estão indecisos.2 Em termos de comparação, o número de compradores em 2022 foi 11 pontos percentuais maior do que aqueles que tinham a intenção de comprar antes da data.3

Ou seja, há uma oportunidade de convencer quem ainda está hesitante. Mas como fazer isso? Neste artigo, apresentamos dados e insights para as marcas se comunicarem com os consumidores nesse contexto.

Mudança na cesta de compras

Uma coisa é certa: o bolso mais apertado não deve impactar o número de consumidores, mas pode mudar o que eles compram. Por isso, quando questionados sobre como a situação financeira atual pode mudar o presente de dia das mães, as respostas vão desde procurar marcas ou produtos mais baratos à famosa lembrancinha.

Presente no dia das mães: 35% vão comprar só uma lembrancinha. 18% vão mudar o tipo/categoria de produto para um mais barato. 17% vão comprar mesmo tipo de produto, mas de marcas mais baratas. 17% vão comprar um número menor de presentes.

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Fonte: Google Survey com 1000 brasileiros conectados pretendem comprar presentes de Dia das Mães, de 27 a 28/3/2023

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A pesquisa mostra ainda que cerca de 6 em cada 10 pessoas pretendem gastar até R$200 com presentes para a data neste ano.4 E, nesse cenário, produtos com ticket médio mais alto perdem espaço. É o caso dos eletrônicos e celulares, que tiveram uma retração na intenção de compra, de 17% em 2022 para 14% em 2023.5 Já artigos de moda, como roupas, calçados e acessórios, e de beleza e perfumaria têm uma intenção maior do que no ano passado.

A melhor ajuda que as marcas podem dar ao consumidor, portanto, é a financeira: preços e custo do frete ganham ainda mais relevância no momento da escolha e podem impactar a decisão das pessoas. Para te auxiliar nessa estratégia, a ferramenta de promoções distribui as ofertas online e mostra aos internautas os itens que estão com desconto.

Momento da decisão

Neste ano, as buscas por dia das mães no mês de março já foram 30% maiores do que no mesmo período em 2022.6 E o que as pessoas procuram? Melhores preços e inspiração. Por isso, esse é o momento oportuno para ajudar o consumidor com ideias de presente que podem influenciar a consideração — o que pode ser potencializado com as campanhas de Discovery.

Outro insight importante é que a máxima de deixar tudo para a última hora vale (e muito) nessa sazonalidade: 49% dos consumidores declaram que vão pesquisar entre 15 dias e 1 semana antes e 57% têm intenção de comprar com uma semana ou menos de antecedência.7

Como o consumidor deve comprar? 46% presencialmente em uma loja física. 28% pelo app/site da loja. 13% em apps de entrega ou delivery. 12% por rede social. 10% de revendedoras/consultoras autônomas. 9% por whatsapp ou telefone.

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Fonte: Google Survey com brasileiros conectados pretendem comprar presentes de Dia das Mães, 2023: 1.000 entrevistas de 27 a 28/3

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Isso significa que as lojas físicas ganham mais relevância, já que atendem à urgência desses consumidores. Vale lembrar, no entanto, que, mesmo nas jornadas offline, o online continua sendo fundamental, já que 72% das pessoas costumam consultar preços ou informações no celular quando estão em uma loja.8

Outro ponto de atenção para esses compradores diz respeito a como os canais digitais podem atendê-los com opções de frete rápido e retirada na loja. Nesse caso, os anúncios de inventário local permitem mostrar quais produtos estão disponíveis nas lojas físicas e a ferramenta de retirada no mesmo dia disponibiliza essa opção aos clientes.

Como atrair o consumidor

Mesmo em um momento economicamente desafiador, é possível que tenhamos mais compradores neste ano, por isso a divulgação de ofertas e benefícios financeiros pode atrair quem estiver com orçamento mais apertado. É importante que as marcas ofereçam opções de presentes para todos os bolsos, assim como opções de parcelamento para categorias mais caras.

Além disso, é importante trabalhar um período mais alongado de compras, criando uma comunicação ao longo das semanas. Por fim, ao oferecer entrega rápida, "clique e retire" e soluções físicas, sua marca pode maximizar as vendas para os clientes de última hora.