A fé é um conceito básico da vida cristã. A Bíblia diz:

Sem fé é impossível agradar a Deus.¹

Pois bem, mas eu não sei se você tem convicções cristãs nem se você tem fé, seja no que for e como for, mas precisaremos tratar deste tema logo em seguida.

Vamos então ao assunto do dia: aquele mesmo, inevitável: o coronavírus. Não pretendo discutir as diversas posições a respeito e as atitudes recomendadas por aí. Existe gente muito mais qualificada do que eu para isso. Mas é fato que não escapamos de tomar algum tipo de atitude – mas baseados no quê? Naqueles que gritam mais alto nas redes sociais ou…?

Abordando então a matéria do ponto de vista cristão e agora introduzindo aí a fé, imagino duas atitudes extremamente opostas e que convém examinar:

A primeira é aquela segundo a qual isso não é matéria de fé e sim de ciência, e que devemos ser racionais e agir de acordo. Se então não aparecer uma solução conclusiva, o extremo disso pode ser o pânico e o correspondente exagero nas providências, tumultuando a vida de modo a criar mais problemas do que resolver ou então caindo no desespero quando toda a racionalidade – exagerada ou não – fracassar porque o problema é simplesmente maior que a nossa capacidade.

A Bíblia narra um episódio desse tipo em que Jesus e seus discípulos foram surpreendidos por uma tempestade ao navegar pelo Mar da Galileia. Os discípulos entraram em pânico porque não conseguiam dominar a situação. Ao gritarem por socorro, Jesus, num gesto – sim, sobrenatural – acalma a tempestade e censura a falta de fé dos seus seguidores:

Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?²

As tentativas de navegação daqueles experientes pescadores foram normais e certamente não erradas, mas não conseguiram dar conta do problema. Aí precisariam ter acionado a fé de modo agudo.

A segunda é dizer que o cristão deve ter fé em Deus e continuar levando a vida rotineiramente, sem tomar atitude nenhuma, porque Deus cuidará dele. Aliás, quem age assim pode achar que essa atitude seria um meio de demonstrar a grandeza e a fidelidade de Deus a favor de seus filhos. Também para essa situação Jesus oferece um exemplo. Ele havia subido até o ponto mais alto do templo em Jerusalém (o “pináculo”), e então recebeu a sugestão de jogar-se de lá para baixo por que “está escrito” (Salmo 91.11-12) que Deus enviaria seus anjos para impedir que ele machucasse.

Acontece que a fonte dessa sugestão era contaminada – seu autor era o próprio diabo. Jesus então respondeu na mesma moeda, também citando a Escritura Sagrada:

Também está escrito: Não ponha à prova o seu Deus!³

Em outras palavras: Não ouse desafiar Deus por meio de atitudes irresponsáveis. Temos de fazer a nossa parte. No caso de Jesus, ali, terá sido simplesmente virar as costas e ir embora daquele local. Para nós, diante do coronavírus, será algo de acordo com a situação. Mas o quê?

Gostaria então de dar algumas sugestões não sobre técnicas de lidar com o vírus – sobre essas já temos informações de sobra, mas como particularizar isso na sua vida pessoal:

· A premissa é, sim, a fé em Deus mediante a entrega do controle da sua vida a ele. Se você ainda não fez isso, fale com ele a respeito. Jesus Cristo veio para nos assegurar paz íntima se lhe confiarmos nossa vida. Então…

…que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração…4

· Isto feito, temos condições para tomar atitudes razoáveis:

· Informe-se bem sobre todas as recomendações que se têm divulgado, procure certificar-se se provêm de fonte séria e que fazem sentido, trate de entendê-las e verificar se são convincentes, compare-as para identificar eventuais contradições, buscando entender o que está por trás para agir racionalmente.

· Se a sua vida diária transcorre em ambiente considerado de risco, tome todas as precauções e providências de proteção recomendadas e possíveis sem o exagero de causarem um mal maior do que aquele que pretendem resolver.

· Se você não vive normalmente em tais situações, mantenha a calma e a rotina e só tome providências extraordinárias se passar por alguma situação de possível risco.

· Se aparecerem sintomas característicos, busque assistência médica imediatamente.

· A partir daí descanse na fé em Deus e em sua fidelidade com seus filhos.

Referências da Bíblia:¹Hebreus 11.6; ²Marcos 4.40; ³Mateus 4.7

Compartilhe...>

Veja mais...