Postado por Virid – 12/12/2011 em Mundo do Marketing http://mundodomarketing.com.br
O planejamento é um fator importantíssimo para sucesso de uma campanha, veja se o seu está de acordo com os itens a seguir e se não faltou algo em sua lista
Para planejar uma campanha de e-mail marketing, você deve estar atento a alguns detalhes importantes, tais como objetivos da campanha, lista de e-mails, dia e horário dos envios etc. Pensando nisso, a Virid Interatividade Digital criou uma lista com os tópicos mais importantes a serem abordados na hora do planejamento de uma ação, confira:
– Quais os objetivos da campanha (atrair mais visitantes ao site, aumentar as vendas de produtos, conquistar a fidelidade dos consumidores etc.)?
– Os departamentos da empresa envolvidos com a campanha (marketing, design, TI, atendimento, vendas etc.) estão alinhados com seus objetivos?
– Onde você pretende conseguir seus endereços de e-mail: Aluguel de listas ou desenvolvimento de uma base própria?
– Como você pretende atrair seus destinatários para o clique ou para o contato?
– Como você pretende transmitir a mensagem, para garantir que a maior parte do conteúdo seja lida?
– Como tornar sua mensagem visualmente atraente para seu público-alvo?
– Qual a periodicidade do envio de seus e-mails?
– Você enviará o e-mail em um dia/horário em que sua audiência costuma ler?
– No template, você disponibiliza dados para que os destinatários entrem em contato?
– Você incluiu uma informação para o destinatário adicionar seu e-mail à lista de contatos ou à whitelist, para assegurar que suas próximas mensagens sejam entregues na caixa de entrada?
– Você inseriu uma chamada viral incentivando o leitor a encaminhar seu e-mail aos amigos? Você também pode usar os ícones das redes sociais das quais faz parte, como o Twitter e facebook, por exemplo.
– Existe alguma área do site em que o destinatário pode atualizar seus dados de cadastro? Se sim, inclua o link no e-mail.
Em se tratando de listas, você deve estar atento a:
– Você está enviando a mensagem para a lista correta?
– Você tem permissão para enviar e-mails às pessoas da(s) lista(s)?
– Os dados dos contatos estão atualizados?
O planejamento é um fator importantíssimo para sucesso de uma campanha, veja se o seu está de acordo com os itens acima e se não faltou algo em sua lista. Aproveite essas dicas e mãos à obra!