82% dos clientes não sabem que podem ter conta sem pagar tarifa

Estudo revela falha da maioria dos bancos em informar correntista sobre os serviços gratuitos

Desde abril de 2008, os brasileiros podem manter uma conta corrente sem pagar taxas mensais, por meio da utilização dos chamados "serviços essenciais".

No entanto, segundo estudo do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), 82,2% dos consumidores não sabem dessa possibilidade.

Para o instituto, uma das explicações para essa situação é a "falta de comprometimento dos bancos em informar o consumidor sobre os serviços isentos de tarifa e, principalmente, sobre a possibilidade de abrir uma conta" nessa modalidade.

O consumidor que já tem conta aberta tem direito de migrar para uma modalidade apenas de serviços essenciais. Para isso, basta solicitar a troca.

O conjunto de serviços essenciais inclui cartão de débito, dez folhas de cheque por mês, compensação de cheques, quatro saques por mês, dois extratos no caixa eletrônico, duas transferências entre contas do mesmo banco por mês, consultas ilimitadas pela internet e extrato consolidado discriminado, mês a mês, uma vez por ano.

Segundo o Idec, os serviços essenciais atendem ao consumidor que utiliza o banco para fazer operações básicas.

O estudo também verificou que seis dos dez maiores bancos do país não facilitam o acesso à tabela de tarifas "Na Caixa, HSBC e Unibanco, essa tabela não se encontra na página inicial do site", diz o Idec.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) contesta o Idec e garante que todos os bancos cumprem as regras.

Fonte: Banco Central

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